20 de setembro de 2011

Sonhos de Sophia

Já algum tempo a Sophia tem sonhos a noite, as vezes chora e nem acorda, mas algumas noites ela tem acordado e não quer voltar a dormir, sei que os famosos "pesadelos infantis" fazem parte do desenvolvimento mental e crescimento da criança, sinal que a Sophia tem uma boa imaginação e que o cérebro está trabalhando como deveria, todos nós sonhamos, né?!

Conversando com ela essa noite constatei que os sonhos, na verdade, não são terrivelmente assustadores, essa noite acordou chorando e dizendo:
- Mamá, eu não quero que tu te "vaya"....
Depois disso não queria mais dormir, veio pra cama da mamãe e ficava inventando coisas para não dormir, dor na cabeça, dor no olho, dor na barriga, tadinha :(
Quando ela finalmente pegava no sono, logo começava com outro sonho...
- Ohhh nooooo, os "niños" estão estragando todo o puff do papai, o papai não vai mais poder colocar os pés aí...e dá-le choradeira outra vez....

E assim foi essa noite, os sonhos variam entre leões bonzinhos e malvados, crocodilos, elefantes, etc. Essa noite tentei explicar para ela que os sonhos são como essa historinha que fizemos no "poncuntadoi" computador, que acontece dentro da cabeça dela, ela até achou interessante, me dizia: 
- é???!! é???!! historinha??? dentro da cabeça??? (Não pareceu entender muito bem, não)

Andei pesquisando no "google" e algumas dicas lá eu já estou seguindo: não estou deixando ela assistir seus desenhos a noite (ela sempre assistia o Mickey e o Jake na hora do jantar e depois ia para cama) esses dias que passaram: nada de televisão, mas ainda assim os desenhos que ela assiste não tem nada de assustadores.

Lí também que algumas mães utilizaram o "apanhador de sonhos", são tradicionais nas tribos indígenas e eram usados para protejer as crianças dos pesadelos. diz-se que devem ser feitos com energias amorosas, entoando cantigas e boas energias, por isso não deve ser comprado e sim feito especialmente para a criança, aí eu lembrei...a dinda Chica é cheia de habilidades manuais e bem que poderia fazer um para a Sophia, se não funcionar pela crença, vale pelo menos o efeito psicológico, né?!!!

Bom, agora nos resta esperar a fase passar...

Bons sonhos!!

Um comentário:

  1. Que dó né Lelê! A Luli teve uma fase assim mas já faz bastante tempo, tinha um aninho e pouco... Olha só, uma coisa que tem um efeito psicológico legal, parecido com o que vc comentou, é vc fazer com ela uma boneca e inventar uma história de que ela vai protegê-la durante a noite, dar um nome pra ela, enfim, fazer toda uma historinha sobre isso, pode ser até um fantoche usando uma meia branca sabe, pra ela dormir abraçadinha e se sentir mais segura, costuma ajudar também... Boa sorte e que passe logo essa fase! Mil beijos!

    ResponderExcluir

Adoraremos receber seu comentário, ainda mais quando eu crescer e souber ler vou amar saber que você estava me acompanhando! A mamãe irá postar seu comentário mais tarde, só por razões de segurança. Beijos Sophia!